Casamento tem outros significados?

Escrito por Mhario Lincoln. em: 12/03/2015 | Atualizado em: 14/03/2015

Compartilhe

(*) Mhario Lincoln

"Vai ao chão uma das teorias mais populares, que diz que a atração tem a ver com nossos instintos primitivos masculinos: associar beleza e juventude à fertilidade e mulheres. Felizmente, um mito que desaba e melhora a relação homem x mulher tão desgastada nos últimos tempos."

 

Cai em definitivo um mito: “O Homem que gosta de mulher inteligente corre um risco de perder o controle”.
Na minha infância ouvi muito essa frase. Pura imbelicidade. Mas demorou muito para que essa forma errônea de pensar fosse realmente constatada.
Lendo jornais, me deparei com uma notícia que vem ratificar a minha ideia sobre mulheres inteligentes que invés de causarem medo nos homens, os dignificam.
Pesquisa da Universidade York, no Canadá, descobriu algumas mudanças nas preferências masculinas: eles preferem inteligência à beleza e não se importam tanto, igualmente, com os dons gastronômicos das amantes. (“Aprendeu a cozinhar, pronta pra casar”).
A pesquisa envolveu 12 mil pessoas (homens e mulheres) de 30 países diferentes, que classificaram os atributos mais importantes na hora de escolher um parceiro. E o resultado mostrou que os homens modernos se interessam cada vez menos pela aparência física – inteligência é mais importante.
O estudo vai contra uma das teorias mais populares, que diz que a atração tem a ver com nossos instintos primitivos masculinos: associar beleza e juventude à fertilidade e mulheres. Felizmente, um mito que desaba e melhora a relação homem x mulher tão desgastada nos últimos tempos.
Bom, já que se fala de mulheres inteligentes, aí vai uma frase inteligente da ministra Rosa Weber, do STF: “ Não importa o destino dado ao dinheiro, se foi gasto em despesas pessoais ou dívidas de campanha. Em qualquer hipótese, a vantagem não deixa de ser indevida. (...) Quanto maior o poder ostentado, maior a facilidade de esconder o ilícito com a obstrução de documentos, corrupção de pessoas...”.
Mas não acaba aí, outra pesquisa mostra o que mais atrai o homem, numa mulher. A pesquisa vem da Universidade de Iowa e mostra que os homens se interessam, sim, por mulheres instruídas, inteligentes e com uma vida financeira estável. Detalhe: a castidade deixou de ser exigência, faz tempo, revela a mesma pesquisa. (A explicação desde item vem abaixo, propriamente pelo ano que ela começou).
Essas descobertas fazem parte de um projeto iniciado em 1939. Toda década, uma pesquisa é feita com homens e mulheres. Os voluntários devem classificar uma lista de 18 qualidades que eles desejariam em um parceiro. As categorias vão desde “essencial” até “irrelevante”.
Agora, os resultados quando às coisas que os homens gostariam de saber sobre as mulheres. Por exemplo, itens como:
1 - Sociabilidade, habilidade na cozinha e “boa/bom dona(o) de casa.
2 - Atração mútua e amor. (Esse foi o pré-requisito mais bem cotado, tanto para homens quanto para mulheres, em 2008 (em 1939, não chegou ao “top 3” para nenhum dos sexos).
Outros traços de personalidade bem cotados, nas últimas pesquisas, foram:
1 - Leve dependência do parceiro;
2 - Maturidade. (Para os homens, a inteligência ficou em quarto lugar – bem diferente do 11º lugar, em 1939).
3 - Vida financeira estável. (Também mudou de posição. Atualmente, está em 12º lugar, enquanto em 1939 estava em 17º e em último lugar em 1967).
Na pesquisa outra quebra de tabu. O que se pensava erradamente antes, agora foi descoberto que as mulheres se fazem de difícil para saber se o homem é útil. Afinal, essa geração de homens foi criada por mães inteligentes e educadas (e isso ainda existe no Brasil, sim: Professoras, médicas,) ou seja, "modelos de vida”, explica Christine Whelan, psicóloga que liderou os estudos.
“E em tempos de crise, dividir o sustento da casa com suas esposas alivia um pouco a situação desses caras”, completa.
Em 1939, os homens valorizavam mais a virgindade da mulher do que sua própria inteligência. Já em 2008, a característica virgindade ficou em último lugar.
Os resultados finais dos estudos estão apresentados abaixo.


O QUE HOMENS QUEREM:

Características essenciais
1 - Atração mútua e amor
2 - Dependência do parceiro
3 - Estabilidade emocional
Características importantes
1 - Educação e inteligência
2 - Beleza
3 - Ambição

Características desejáveis
1 - Vida financeira estável
2 - Boa cozinheira/dona de casa

Características irrelevantes
1 - Idéias políticas parecidas
2 - Castidade
3 - Mulheres lindas têm maior chance de serem infiéis

 

O QUE MULHERES QUEREM:

Características essenciais
1 - Atração mútua e amor
2 - Dependência do parceiro
3 - Estabilidade emocional

Características Importantes
1 - Educação e inteligência
2 - Desejo de ter filhos
3 – Ambição

Características desejáveis
1 - Beleza
2 – Refinamento

Características irrelevantes

1 - Idéias políticas parecidas

2 - Castidade





Com [Live Science]

Comentários  

0 #1 Casamento tem outros significados?Raquel Ramos 12-03-2015 16:38
Finalmente chegam à uma conclusão inteligente. Para mim, casamento e relacionamento depende de uma única coisa. Amor e desejo pelo parceiro(a). Sem isso, podem até viver juntos, mas já não há mais relacionamento. Abraços.
Citar