AMOR OU AMIZADE?

Escrito por Mhario Lincoln. em: 16/03/2015 | Atualizado em: 16/03/2015

Compartilhe
 
 
(*) Raquel Ramos
http://www.superlinda.com
 
Esta pergunta tornou-se um mote num popular programa de televisão. Os casais se conheciam e dependendo do sentimento que surgisse, seguiriam a vida num relacionamento de namoro ou de amizade.
 
Embora a referência seja um programa de entretenimento e não pode ser levado a sério, amor e amizade é sempre um assunto discutido quando falamos em relacionamentos.

O que envolve as pessoas que formam um casal ou aquelas que tem laços de amizade, são sentimentos distintos ou idênticos?
 
Enquanto este sentimento envolve casais recém formados, ele é totalmente distinto. Amigo é amigo, namoro é namoro.
 
Entre os casais maduros,  é comum vir à tona, a questão da amizade em que se transformam os relacionamentos ou casamentos após longos anos de duração.
 
Percebam que nesta faixa etária, mudou a conotação. Agora não é uma coisa ou outra, são as duas relações interagindo uma com a outra.
 
Defendem que é preciso haver respeito, confiança, companheirismo, liberdade e a partir daí, a tal da amizade tem de necessariamente passar a fazer parte do relacionamento.
 
Para casar é preciso amor, para aguentar o rojão dos anos só se tiver amizade.
 
Faço as minhas considerações:
 
Amor e amizade podem até se confundir, mas casal e amizade, é diferente.
 
Se é meu amigo, eu acho que ele pode sair para jantar com uma amiga recém conhecida nas redes sociais. 
_se é seu namorado ou marido, por quem você tem respeito, confiança e companheirismo, pode?
 
Se é meu amigo, eu não concordo, mas posso compreendê-lo sem me estressar, por alguma "escapada" fora do casamento que tenha dado com uma "coisinha qualquer".
-se é namorado ou marido, naquela mesma fase respeitosa já citada,  pode?
 
Se é meu amigo, eu digo e até aconselho que ele deve aproveitar a vida, sair divertindo-se na noite, conhecer gente nova, entrar nos sites de relacionamento, ter novas experiências. 
-se é namorado ou marido, pode?
 
Não. Para mim, amizade é uma coisa e amor no departamento de relacionamentos é outra. 


Sem falar em sexo, ou o desejo que temos pelo marido e namorado é o mesmo que temos pelo amigo? #@˜+=> poinnnn. Sim ou não?

Penso que as pessoas estão confundindo amizade com afinidade. 
Isto sim eu concordo. Sem afinidade, amor nenhum sobrevive. 

Mas amizade, eu tenho pelo meu amigo, não pelo meu companheiro. 
 
 
Este é o jeito #superlinda de ser. Sei o que quero, sou intensa até o último minuto e não lido bem com a derrota. Com ela eu não aprendo a perder, eu aprendo a esquecer, a apagar.

Comentários  

+1 #10 AMOR OU AMIZADEILKA 16-03-2015 13:15
Parabéns, concordo plenamente!!!!!
Citar
0 #9 GritarSheila 16-03-2015 12:36
Vamos gritar pra alertar isso. Um assunto complexo mas que é a pura verdade. Atenção mulheres, fiquem atentas. Ninguém é tão boba assim...
Citar
0 #8 To nessaLalá Vasconcelos 16-03-2015 12:35
Marido que quer ser amigo de mulher é porque tem outra fora.
Nem me iludo. Isso é pra verdade.
A máscara vai cair. Aguarde pra ver...
Gostei Raquel.
Lalá
RGS
Citar
+1 #7 Oi RaquelTati Vilhena 16-03-2015 12:04
Oi Raquel,
No meu caso (nome de fantasia) só depois de uma grande amizade que descobri o amor de verdade pelo meu parceiro. Uma coisa chamou a outra.
Tati
São Paulo.
Citar
+1 #6 Calma, genteDra. Marcia Louis 16-03-2015 11:59
A amizade não deve ser totalmente descartada numa relação saudável. Nem o sexo. Mas não é o fundamental numa relação HomemxMulher. O Marido tem por sua Mulher algo mais do que uma simples amizade, quando chega a velhice. Tenho recebido aqui em meu consultório pelas entre 55 e 65 anos, especialmente as mulheres, que reclamam que seus maridos passaram a beijá-la no rosto, na face, conversar como 'amigo', discutir assunto relacionado às despesas financeiras e nunca mais trataram de sexo, por exemplo. Uma dessas me confidenciou que seu marido diz sempre que 'ela é sua melhor amiga'. E ela tem 60 anos. Claro que essa atitude dele pode levá-la a dois caminhos, já que ela tem seu controle hormonal dentro dos padrões aceitáveis. Ou aceita a 'amizade' ou se satisfaz de outras maneiras. São situações que devem ser estudadas com calma, pois cada caso é um caso. Não se deve generalizar nem a amizade, nem a sexualidade sem amizade.
Citar
+1 #5 AmizadeCissa 16-03-2015 11:53
Amor não é só beijo e amasso. Amor é cuidado, amor é carinho, amor também é amizade. Sem amizade, a coisa vira só sexo. E sexo banal!
Citar
+1 #4 Não concordoMarlene Boujenir 16-03-2015 11:51
Eu e meu marido vivemos a 25 anos. E tenho a amizade dele. Ele é meu amigo quando estamos em situação difícil. Ele é meu amigo na hora que a saúde foge. Ele me dá a mão quando erro feio. A amizade é tudo isso. Não é porque ele tem um baita tezão em mim que não seja meu amigo. Amizade tem que existir entre duas pessoas que se gostam. A amizade faz parte do relacionamento, até na cama quando alguém brocha. Se não houver amizade nessa hora, não há amor.
Veja o que dizem os Tribalistas com toda razão.
“Você é assim, um sonho pra mim. E quando eu não te vejo eu penso em você desde o amanhecer até quando eu me deito. Eu gosto de você e gosto de ficar com você, meu riso é tão feliz contigo, o meu melhor amigo é o meu amor.” Tribalistas
Citar
+1 #3 Amigos fortesLucio de Castro 16-03-2015 11:47
O que vamos fazer diante dessa situação. A mesma amiga que tenho é a mesma com quem saio e nos divertimos sem nenhum compromisso. Ela tem o homem dela e eu a minha.
Mas qdo estamos juntos nos maravilhamos como amigos. Nos compreendemos e até nos sentimos bem qdo nosso relacionamento é mais forte.
Não é assim também...
Citar
+2 #2 É Amor ou AmizadeRaquel Ramos 16-03-2015 11:24
Mais uma vez sentindo-me lisonjeada de ver meu texto publicado no #domeulivro.com.br
Grande abraço.Raquel
Citar
+2 #1 Muito bom!Luis A R Branco 16-03-2015 11:14
Caríssimo Mhario,
Excelente texto!
Abraços,
Luis A R Branco
Citar